quinta-feira, 15 de julho de 2010

"Encontro de Gerações" na Escola Secundária Gabriel Pereira



A proximadamente duas centenas de antigos e actuais professores e funcionários da Escola Secundária Gabriel Pereira juntaram-se na passada sexta-feira, dia 9 de Junho, pelas 17h30m, para um "Encontro de Gerações". Num ambiente de convívio, a alegria maior vivida por estas pessoas foi matar saudades de muitos que não viam há tempos.



O director da escola, Ananias Quintano, salientou que não sendo nenhuma inauguração das obras de requalificação do estabelecimento de ensino, "é igualmente um momento importante por propiciar o reencontro de pessoas que trabalharam nesta escola há 20 ou 30 anos e que há muitos anos não se falavam".

A festa iniciou-se com o coro polifónico do Eborae Mvsica, seguido da projecção de um filme sobre a antiga escola, no auditório, depois fizeram uma visita pela escola requalificada e, por fim, participaram num churrasco para confraternização.

Segundo o director da escola, o intuito é fazer isto todos os finais de anos "porque pensamos que as pessoas nunca se desligam da escola. Nós percebemos que quando vêm a Évora, vêm à escola e pensamos que será interessante juntar todas estas pessoas que têm em comum, este espaço de ensino e formação", salientou, acrescentando que a escola não é só o edifício, "mas tudo o que está por trás, nomeadamente as pessoas".

Ananias Quintano frisou que esta ideia de organizar este encontro era já antiga "e logo que a escola entrou nesta fase de remodelação, pensei que no final de tudo isto, deveria juntar todo o pessoal que contribuiu para a edificação desta escola". Um estabelecimento de ensino que, na opinião do último director antes do 25 de Abril, Bernardo Pimentel tem sido reconhecida ao longo de todos estes anos, afirmando "estar no bom caminho".

Em declarações ao "Diário do Sul", este antigo responsável, revelou estar bastante satisfeito "com o convívio, recordando com saudade os tempos passados". "Após ter saído, afastei-me da escola fisicamente, mas fui sempre acompanhando o que ia acontecendo e sei que continuou a apostar na renovação e na realização de actividades culturais que a projectaram", sublinhou. Bernardo Pimentel disse recordar que no seu tempo, aquando da instalação da fábrica Siemens, a escola foi convidada a deslocar-se a Alemanha para fazer um estudo sobre as técnicas usadas e as fábricas, no sentido dos alunos terem formação para integrar o mercado de trabalho.





Memórias que foram reavivadas por todos os que participaram neste encontro, nomeadamente por Zelinda Rochinha que juntamente com o seu marido foram funcionários desta escola. "Entrei para aqui como funcionária em 1976 e saí daqui passados dez anos e fui também aluna aqui, à noite, onde fiz o curso geral de administração e comércio", afirmou. Instada sobre as recordações que tem deste espaço disse serem boas, "pois os meus filhos também aqui estudaram e o meu marido aposentou-se aqui". Agora, neste momento de reencontro mostrou estar muito feliz por ver e poder estar com amigos e colegas de longa data "na nossa escola que está muito diferente e muito simpática".


Diferenças que o director da escola quer evidenciar, tendo solicitado a todos os participantes neste evento para trazerem registos, entre fotos e outros documentos, que completem as lembranças deste estabelecimento de ensino para serem expostos "e para que todos possamos ‘ir mais longe’ na nossa passagem pela Gabriel Pereira".



In "DIÁRIO DO SUL" de 14 de Julho de 2010                                                                                      

Sem comentários: