sábado, 26 de junho de 2021

Escultor GABRIEL SILVA

 Joaquim GABRIEL dos Santos SILVA

Nasceu em Lisboa no dia 15 de Dezembro de 1931 e faleceu em Évora em 29 de Outubro de 2016.

Em 1958 inicía uma carreira docente na Escola Industrial e Comercial de Évora com sede no Convento de Santa Clara, mais tarde denominada Escola Secundária Gabriel Pereira onde leccionou até ao fim da carreira em 1995, as áreas das Artes Visuais, Teoria do Design, Geometria Descritiva. Paralelamente à sua actividade docente, em Évora, continuou a produzir as suas obras de arte.

Em boa hora seus filhos, Luis e João, compilaram a sua obra em Livro que foi apresentado em Sessão Solene na Escola Secundária Gabriel Pereira no dia 25 de Junho de 2021.





Em algumas fotos damos nota da sessão e algumas peças expostas














FOTOS DE ALGIMAS OBRAS DO escultos GABRIEL SILVA
















A SUA ESPOSA








2 comentários:

Agradecimento disse...

Sentimos uma enorme satisfação, voltar à na nossa escola, durante 3 semanas, onde estivemos a prepara o evento, “exposição e lançamento do livro, Gabriel Silva escultor".
Foi com emoção e grande gosto que voltamos a estar com amigos, colegas e alunos que privaram com nosso pai ao longo da sua vida, obrigado a todos.
Fica também um agradecimento especial ao Fernando Gameiro, à Luísa Gancho e D.Rosa por toda a ajuda incondicional que prestaram, para a realização deste evento.
Um agradecimento especial ao diretor do Agrupamento Fernando Martins, pela forma cordialidade e incondicional que nos acolheu.
Não deixem de visitar a exposição
ABRAÇO A TODOS
Luís Silva (filho)

JF disse...

Foi um prazer visitar a exposição e folhear o livro em que observei muitos trabalhos do Professor que não conhecia. Apesar de ter a disciplina de Geometria Descritiva, nunca fui seu aluno enquanto frequentei a Escola, mas o nosso conhecimento vem dessa altura, em que eu participava nas reuniões do Conselho Pedagógico, enquanto representante dos alunos e ele na qualidade de delegado de grupo, no final dos anos da década de 1970. E também de algumas iniciativas em que a associação dos estudantes também colaborou nessa altura.Tive depois o prazer de o ter como um dos professores orientadores no meu estágio pedagógico da Licenciatura em Matemática e desenho, em 1986/87. Mais tarde, já de regresso à Escola como professor do 1º grupo (Matemática)fomos estabelecendo uma relação de confiança e amizade que se maturou ao longo dos anos.
Recordo com muita saudade as conversas que tinha com o Gabriel, em que eu sobretudo ouvia e escutava, embevecido,o que ele ia dizendo, contando, confidenciando. E reflectíamos,e ríamos muitas vezes. Tenho saudades daquele riso aberto e sincero!
Obrigado Gabriel!
Obrigado também aos que tornaram esta homenagem possível, sobretudo à sua família.
Joaquim Félix