sexta-feira, 12 de outubro de 2012

RELÍQUIAS DE SÃO JOÃO BOSCO EM ÉVORA

 
Como preparação para as comemorações do bicentenário do nascimento de São João Bosco, que ocorrerá a 16 de Agosto de 2015, as suas Relíquias estão percorrendo há mais de dois anos os 132 Países de todos os Continentes onde se encontra espalhada a Família Salesiana, por proposta do Reitor Mor, Padre Pascoal Chávez.
Neste contexto as Relíquias estiveram em Évora nos passados dias 17 e 18, tendo a urna chegado às 11 horas da manhã de segunda feira junto ao Templo Romano.
A sua chegada constituiu um momento de emoção e devoção, tendo sido recebida e saudada pela multidão composta por membros da Família Salesiana, Eborenses e pessoas de outras Localidades que quiseram testemunhar a sua gratidão ao Santo e Apóstolo da Juventude.
De salientar que os actuais alunos da Escola Salesiana de Évora apresentaram-se com camisolas de cor laranja com a efígie de Dom Bosco e, que alguns antigos alunos ostentavam a flâmula de 50 anos de entrada no Oratório Festivo de São José.
A largada, pelos alunos de balões azuis e brancos alusivos ao acontecimento, constituiu um momento de festa, cor e alegria, bem patenteado no sorriso das crianças.
 
                   
 
Na cerimónia de boas vindas usaram da palavra o Director da Escola Salesiana de Évora, Padre José Jorge e o Provincial Salesiano, Padre Artur Pereira, para agradecerem a todos por estarem presentes na recepção às Relíquias e, ao mesmo tempo referirem não só o dia que se estava vivendo, mas também para darem informações sobre a vida e obra de Dom Bosco.
O testemunho da gratidão a Dom Bosco pelos alunos foi outro motivo digno de realce num dia de festa para a Família Salesiana e para a Cidade de Évora por ser um momento inesquecível e único para todos.
De seguida as Relíquias rumaram em cortejo para a Sé (Catedral), ao som dos sinos da mesma que anunciaram festivamente a entrada do Santo e Apóstolo da Juventude na Catedral que tem a dignidade de Basílica Menor.
Pelas 17 horas e 30 minutos o Arcebispo de Évora, D. José Francisco Sanches Alves, presidiu à Eucaristia, perante uma Assembleia de Fiéis que enchiam literalmente a Catedral.
D. José Alves na homília enalteceu as qualidades de São João Bosco, pedindo aos Salesianos que continuem a manter fidelidade e ardor de evangelização para serem no Mundo a semente da nova sociedade.
 
 
Depois realizou-se a Vigília de Oração que incluiu uma interpretação sobre a vida de Dom Bosco e, o testemunho de alguns antigos alunos que evocaram momentos da sua passagem pelo Oratório de São José , terminando o primeiro dia da passagem por Évora das Relíquias com o "BOA NOITE DE DOM BOSCO".
O dia 18 começou com a Oração de Laudes, a renovação dos votos dos Salesianos e novas promessas dos Salesianos Cooperadores, a que se seguiu a Missa Solene no "Pavilhão Dom Bosco", presidida pelo Provincial dos Salesianos, Padre Artur Pereira, que na homilia adequada ao momento que se vivia salientou as virtudes de São João Bosco que devem funcionar como um apelo à mudança que se pretende para que as pessoas não deixem de aderir com o coração.
Terminou agradecendo toda a colaboração recebida das diversas Entidades Civis e Religiosas, bem como o empenho da Família Saçlesiana para o êxito da visita a Portugal das Relíquias de São João Bosco.
Embora não constasse do Programa as Relíquias de São João Bosco estiveram expostas o resto do Dia na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, tendo lugar após a Missa das 18 horas e 30 minutos uma Cerimónia de Despedida com a Igreja completamente cheia de Fiéis, que foi o culminar da passagem por Évora da urna com as Relíquias do "PAI E MESTRE DA JUVENTUDE"
ARMANDO RIBEIRO
 



Sem comentários: