terça-feira, 31 de agosto de 2010

TORRES SINEIRAS QUE MARCAM O TEMPO

OS SONS QUE VÊM DO ALTO

Desde sempre as torres das igrejas, utilizando os sinos ali colocados vão assinalando festejos religiosos, anunciam a celebração das missas, rejubilam em toques alegres para casamentos e baptizados; e que se tornam mais solenes e compassados quando tocam a finados.


Nalguns casos estão instalados sistemas de relojoaria que providenciam o vibrar dos sinos a cada quinze minutos, ou simplesmente à hora certa.

Também tempos atrás, as capelas ou oradas dispersas pelos campos faziam soar o sino cerca do meio-dia (aviso que eram horas par almoçar) e depois lá para o fim da tarde novo toque, (a Ave-Maria), anunciador do fim da jornada diária. Assim era e possivelmente ainda se praticará nalguns lugares do país, se bem que os tons da modernidade alteraram as coisas, e hoje só os mais velhos retêm lembrança de tais hábitos.

Nas cidades apenas sobrou nalguns sítios o sistema do badalar as horas; se bem que devido a defeitos dos equipamentos ou pouca assistência técnica, os “sons que vêm do alto” são incertos, têm diferenças muitos grandes da hora real o que nos leva a ter pouca fiabilidade no que se escuta.

Em Évora, como é sabido de todos muitas igrejas existem; mas as que proporcionam informação horária são poucas e o sistema não anda muito afinado.

De um bosqueja que fizemos anotámos algumas, mas possível é que mais existam e não sejam do nosso conhecimento. Aqui deixamos a sua imagem. Se outras houver e quiserem fazer o favor de nos informar muito gratos ficaremos.



IGREJA DA SÉ DE ÉVORA


IGREJA DE SANTO ANTÃO


IGREJA DE S.MAMEDE


IGREJA DE S. FRANCISCO


IGREJA DE S.BRÁZ


IGREJA DE MARIA AUXILIADORA
(SALESIANOS)

In Jornal Diário do Sul - DIARIODOSUL.COM.PT

1 comentário:

Bernardino Barnabé disse...

Casei nesta Igreja em 27-07-1969 e ainda estou caado com a mesma Mulher.